terça-feira, maio 30, 2006

Por que se comemora o Dia Mundial da Criança?

Sabias que, como criança, tens direitos?
Em 1959 a ONU (Organização das Nações Unidas) escreveu e aprovou a "Declaração dos Direitos da Criança".
Esta declaração é composta por 10 artigos, muito simples, que dizem respeitos ao que podes fazer e ao que as pessoas responsáveis por ti devem fazer para que sejas feliz, saudável e te sintas seguro.(É claro que tu também tens responsabilidades para com as outras crianças e para com os adultos para que também eles gozem dos seus direitos.)
Vamos conhecer os 10 princípios da "Declaração..."?

Princípio 1ºToda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!
Princípio 2ºTodas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.
Princípio 3ºDesde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
Princípio 4ºAs crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
Princípio 5ºCrianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.
Princípio 6ºToda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
Princípio 7ºToda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!
Princípio 8ºSeja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.
Princípio 9ºNenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.
Princípio 10ºA criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.
Se tudo isto for cumprido, no futuro as crianças poderão viver em sociedade como bons adultos e contribuir para que outras crianças também vivam felizes!

Trabalho realizado por Helder Alexandre
nº 11 - 5º 11
pesquisa na net(http://web.rcts.pt/escolovar/crianca.htm)

quinta-feira, maio 25, 2006

Os Animais Míticos:Dragões, Unicórnios & Outros

As fábulas , os mitos , as lendas , todos pertencem ao mundo imaginário que tanto agrada às crianças como aos adultos. São um tipo de texto que exercita o pensamento mágico que também faz falta para ajudar a construir um mundo onde o sonho é possível. Durante toda a História, o Homem se debateu com forças que o contrariaram e para superar as suas dificuldades, ele sempre soube recorrer a outras forças, por vezes desconhecidas e misteriosas mas com poder de ultrapassar a realidade. É claro que há muita simbologia, nem sempre é fácil distinguir entre o bem e o mal, mas aos poucos, a criança vai interiorizando em si que os seus conflitos podem ter solução, portanto há que meter mãos à obra, não desistir nem que no meio, a ajudinha de um chapéu, um espelho ou uma simples varinha faça o condão de tornar a fantasia um pouco mais real.

quarta-feira, maio 24, 2006

HÁ FOGO NA FLORESTA!


Os fogos da nossa floresta são uma condenação, irão repetir-se outra vez , e tu , de certeza que ainda te lembras do horror que viste, quer na televisão, quer nas páginas de jornais, em revistas, mostrando labaredas imensas, pessoas a correr para apagar o fogo, com baldes, de qualquer maneira, para ajudar os amigos em aflição, a chorar.
A nossa floresta é uma das maiores riquezas que possuímos, e é de todos nós, porque também é do mundo, somos responsáveis por ela, temos que ter cuidados redobrados, muitos dos quais já ouviste falar. Pois bem , e antes que seja tarde, pensa, se sempre que estás a passear ou a divertir-te, num monte, num bosque ou numa floresta, a tua atitude e a das outras pesssoas é a correcta. É URGENTE IMPEDIR O FOGO POIS É A MELHOR FORMA DE O RESOLVER!Imagina como a natureza é tão sensível, quando há fogo na floresta, não se perdem só as grandes árvores nem a vida de muitos animais, morrem também todas estas pequenas maravilhas a que por vezes as pessoas chamam de ervas daninhas, como estas da imagem. Pensa nisso!

quinta-feira, maio 18, 2006

FAZER AMIGOS


Estamos a escrever uma carta para um amigo imaginário mas que viremos talvez a conhecer.

O QUE HÁ DE NOVO E DE VELHO NOS MUSEUS?


Comemora-se hoje o dia mundial dos Museus. Vamos dar uma voltinha pelo mundo à procura da história que está guardada nestas casas chamadas MUSEUS.

quarta-feira, maio 17, 2006

O MUNDO FABULOSO DA BANDA DESENHADA

Quem nunca leu Banda Desenhada? Agora a questão é saber que tipo de Banda Desenhada se lê, como se lê e com que frequência. Há pessoas viciadas neste tipo de leitura, e certamente que para muita gente, esta leitura pode fazer relembrar a infância, a juventude e há mesmo aqueles que leram muita Banda Desenhada e continuam a ler, sempre...Pois é, nós já sabemos que ler é descobrir outros mundos, outras vidas, outras culturas, outros povos... e a Banda Desenhada utiliza uma linguagem ainda mais sugestiva, já que nem tudo se diz com palavras, a imagem, aqui é predominante. E tu? O que lês? E já agora, sabes que na escola se pode aprender também a fazer, de uma forma simples, uma página que se pode dividir ou não em vinhetas e o texto se escreve em legendas ou em balões? Mas primeiro, é preciso um projecto, uma idéia, uma prancha, lápis, canetas...e mãos à obra! (Esta que está na imagem foi feita na nossa escola pelos alunos do 5º7 / 5º 8)
Parabéns para os alunos e os profesores.

segunda-feira, maio 15, 2006

Enquanto dormimos...as estrelas!


Falamos tantas vezes de espaço. A liberdade é saber estar no nosso espaço, respeitando o outro e o seu espaço, mas desde que o homem foi à lua, não sabemos se as estrelas, planetas, cometas e todos os outros corpos neste imenso espaço sideral e cósmico se sentem bem ou mal com esta invasão dos seres da Terra... e tu, que achas sobre isto?
(se quiseres saber mais, em inglês)

quarta-feira, maio 10, 2006

COOPERAR É TRABALHAR EM COMUM


Um Leão foi acordado por um Rato que passou correndo sobre seu rosto. Com um salto ágil ele o capturou e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou: - Se o senhor poupasse a minha vida, tenho certeza que poderia um dia retribuir a sua bondade. O Leão deu uma gargalhada de desprezo e soltou-o. Aconteceu que pouco depois disso, o Leão foi capturado por caçadores que o amarraram com fortes cordas no chão. O Rato, reconhecendo o seu rugido, aproximou-se, roeu as cordas e libertou-o dizendo: - O senhor achou ridículo a idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer compensação pelo seu favor, mas agora sabe que é possivel mesmo a um Rato conceder um favor a um poderoso Leão.
Autor: Esopo
Moral da História: Os pequenos amigos podem se revelar grandes aliados
.

terça-feira, maio 09, 2006

Ora diga lá o que sabe sobre a Europa, menino...

[-Então diga lá, a menina aí , como se chama?
- Sou a Cátia, senhor inspector.
- E o que sabe sobre a
Europa?
- Sei pouco, senhor inspector!
- Sabe pouco, ora essa, diga lá o que é esse pouco!
- Não é nada, senhor inspector!
- E aquele menino, qual é o seu nome?
- Eu sou o Diogo, mas também sei muito pouco sobre Europa!
- Ora essa, então senhora professora, como explica esta situação?
- Ora, senhor inspector, eu bem explico... eles é que não aprendem...]
Ainda foi ontem, este guião faz-te lembrar uma aula, não é? Com dramatização, depois fizeram-se registos no quadro, a situação geográfica da Europa, os 12 países iniciais em 1992, depois os números para as áreas e a população, depois um registo sobre curiosidades da cultura e dos povos, retirado daquele livrinho requisitado na biblioteca: A EUROPA CONTADA AOS JOVENS...
...Ora os Portugueses completaram o sistema de estradas inventado pelos Romanos, que tinham terminado onde o mar começava. O Português inventou e soube manejar um pedaço de estrada que boiava e com o qual se podia transportar... e o seu papel foi então levar o Império Romano ao resto do mundo. Mas não há dúvida que o progresso da civilização ocidental muito deve à espantosa criação literária que os Gregos tão bem souberam iniciar...
(notas de Agostinho da Silva, in Aspectos da sua Vida, Obra e Pensamento)