quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira/ Santa Cruz do Bispo_______


EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA

REGISTO DA UNIDADE DE TRABALHO: Marionetas – “A Lenda da Europa adaptada a teatro”

ANO 5º TURMA 2 TEMPO PREVISTO ___/___/___

ÁREAS DE EXPLORAÇÃO

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

CONTEÚDOS

ACTIVIDADES

MATERIAIS E RECUSOS

INTERDISCIPLINARIDADE

DESENHO

Desenho expressivo / criativo.

Representação dos elementos.

Estudos gráficos.


PINTURA

Técnica de lápis de cor, canetas de feltro e guache.


MODELAÇÃO

Papier mâché e pasta de madeira.


CONSTRUÇÃO

Aproveitar e reciclar materiais.


- Criar composições tridimensionais a partir da imaginação, utilizando expressivamente os elementos da forma.


- Utilizar diferentes meios expressivos de representação.


- Compreender a relação entre luz e cor.


- Seleccionar os materiais adequados para aplicar na resolução de problemas concretos.


- Distinguir um objecto de produção artesanal de um objecto de produção industrial.



COMUNICAÇÃO

-Problemática do sentido

-Hábitos de escuta

-Expressão oral de ideias

- Reflexão sobre o tema

- Imagem na comunicação

- Utilização expressiva dos diversos elementos visuais


FORMA

- Relação entre as formas e os factores que as condicionam

- Relação entre as formas e funções, os materiais e as técnicas utilizadas


ESTRUTURA

- A estrutura como suporte de uma forma


ESPAÇO

- Representação no espaço

- Os elementos visuais integrados num dado espaço


LUZ/COR

- Natureza da cor

- A cor no envolvimento

- Poder expressivo da cor



MOVIMENTO

- Movimento como mudança de posição no espaço


MEDIDA

- Métodos de medição


MATERIAL

- Propridades e características

- Técnicas de transformação

- Impacte ambiental


TRABALHO

- Actividade artesanal

- Impacte ambiental

- Higiene e segurança


- Conversa com os alunos sobre a nova uidade de trabalho a desenvolver: “A Lenda da Europa “adaptada a teatro.

- Diálogo sobre o tipo de trabalho a realizar.

- Ficou definido que iriam fazer um teatro de marionetas.

- Leitura e análise de um texto sobre “ A Lenda da Europa “.

- Organização dos grupos de trabalho e das tarefas de cada grupo:

Grupo A- Construção da marioneta(cabeça, corpo, roupa).

Grupo B- construção e pintura dos cenários.

- Observação de acetatos sobre a construção de marionetas.

- Estudos gráficos das personagens da peça, a cabeça o corpo e as

roupas.

- Estudos gráficos dos cenários.

- Estudos de cor.

- Selecção das técnicas de pintura.

- Modelação da cabeça e ou do corpo da marioneta de acordo com o estudo elaborado.

- Pintura da marioneta respeitando os estudos de cor.

- Confecção das roupas, cabelos e outros adereços.

- Realização dos cenários, elaborados em papel de cenário e cartolinas, com armação em madeira ou canas.

- Pintura dos cenários.

Elaboração de um desdobrável para divulgação da peça.

- Organização da sala onde vai ser representada a peça.

- Representação da peça com a participação de todos os alunos da turma, tendo como assistência os professores da turma, pais, professores e alunos do ensino especial e eventualmente o PCE.

- Manual de E.V.T


- Moodle


- Acetatos


- Texto “A Lenda da Europa”


- Material de desenho geométrico


- Papel de desenho, cenário, cartolina, jornal


- Cola de madeira


- Tesoura


- Lápis de cor


- Lápis de grafite


- Canetas de feltro


- Guaches


- Material para reutilizar







Lingua Portuguesa-. elaboração de um texto com diálogos

- Treino e dramatização do texto

- Desenvolvimento de técnicas de leitura


Inglês – Vocabulário

e canções simples


Cidadania- Hábitos e costumes.

- Trajes, dinheiro


C. N – Hábitos alimentares

- Dieta Mediterrânica


Matemática- números (países, habitantes,superfície...)

- Conversão da moeda


Ed. Musical –canção da região


Ed. Física – desportos característicos

- Dança da região


Itic- registo dos textos e desenhos em Word ePaint(possibilidade de fazer um powerpoint)


AVALIAÇÃO: A avaliação será feita ao longo da Unidade de Trabalho, procurando novos caminhos, sempre que se achar necessário que o aluno não está a responder ao problema.

No final o aluno fará a avaliação do seu trabalho em documento produzido para o efeito.


AVALIAÇÃO DO TRABALHO DA TURMA:



Professoras: Filomena Vaz / Mimosa Campo


Sem comentários: