terça-feira, maio 09, 2006

Ora diga lá o que sabe sobre a Europa, menino...

[-Então diga lá, a menina aí , como se chama?
- Sou a Cátia, senhor inspector.
- E o que sabe sobre a
Europa?
- Sei pouco, senhor inspector!
- Sabe pouco, ora essa, diga lá o que é esse pouco!
- Não é nada, senhor inspector!
- E aquele menino, qual é o seu nome?
- Eu sou o Diogo, mas também sei muito pouco sobre Europa!
- Ora essa, então senhora professora, como explica esta situação?
- Ora, senhor inspector, eu bem explico... eles é que não aprendem...]
Ainda foi ontem, este guião faz-te lembrar uma aula, não é? Com dramatização, depois fizeram-se registos no quadro, a situação geográfica da Europa, os 12 países iniciais em 1992, depois os números para as áreas e a população, depois um registo sobre curiosidades da cultura e dos povos, retirado daquele livrinho requisitado na biblioteca: A EUROPA CONTADA AOS JOVENS...
...Ora os Portugueses completaram o sistema de estradas inventado pelos Romanos, que tinham terminado onde o mar começava. O Português inventou e soube manejar um pedaço de estrada que boiava e com o qual se podia transportar... e o seu papel foi então levar o Império Romano ao resto do mundo. Mas não há dúvida que o progresso da civilização ocidental muito deve à espantosa criação literária que os Gregos tão bem souberam iniciar...
(notas de Agostinho da Silva, in Aspectos da sua Vida, Obra e Pensamento)

3 comentários:

Anónimo disse...

Na aula de Formação Civíca falamos sobre a Europa, mas maior parte dos europeus não conhecem a história da Europa o continente em que vivem. Mas uma coisa é certa, Portugal, á em conta com os outros países está muito atrasado. A maior das coisas que nos atrasaram relação aos outros onze países da Europa é a foi o Governo de Ditadura de quarenta anos de Salazar. Enquanto Portugal estava , por assim dizer, escravizado os outros países foram-se desenvolvendo. E agora estamos a ver essa diferença. Mas eu tenho orgulho de fazer parte da melhor nação do mundo, Portugal. E tenho fé em que Portugal vai conseguir ser o país mais desenvolvido n~so da Europa mas sim do mundo.

Anónimo disse...

Gosto muito do texto que a minha professora fez sobre o Dia Mundial Da Europa. O diálogo está muito giro.
O inspector é muito curioso em relação à Europa e parece estar muito interessado em saber algo sobre a Europa. Mas os meninos deviam saber muito mais sobre a Europa e o que sabem até qualquer pessoa sabe. Se soubessem mais sobre a Europa até podiam ajudar o inspector a descobrir o mistério.

Anónimo disse...

Apesar de gostar da Europa, acho que muitos europeus não sabem a sua própria história.
Cada um de nós sabe em que data e em que sítio nasceu.Cada um de nós sabe quanto é 1+1 e que Paris é a capital de França. Então porque é que não sabemos a história de onde somos? De Portugal, de Europa!
Para saber mais sobre a Europa tive de investigar e descobri que a união que alguns países da Europa fizeram deu origem ao tratado de Maastricht (tratado da união europeia) em 1992. Existe uma inter-ajuda entre estes países, como se fosse um único e até se criou a moeda única (euro).